Não basta usar as palavras-chaves, tem que saber para que servem! Você ainda não sabe? Então leia e explicamos para você toda a importância delas para o bom posicionamento do seu site.
Conhecidas também como keywords, as palavras-chave se trata de uma ou mais palavras escolhidas para serem as principais na hora de uma busca; para os criadores de conteúdo, são palavras que dão um direcionamento na criação de um texto.
Em resumo, palavras-chave é nada mais nada mesmo que aquela palavra, ou conjunto de palavras, que um usuário busca dita informação nos buscadores. Por exemplo, quando eu busco sobre o descobrimento do Brasil, certamente irão aparecer todos os sites em que as palavras-chave sejam: “Descobrimento do Brasil”.
Vamos para outro exemplo, um título: técnicas de vendas que ajudam meu negócio crescer. É provável que os usuários estejam buscando pelos buscadores: técnicas de vendas, então essa é a palavra-chave.
Como escolher a palavra-chave
Como falamos anteriormente, não é necessário que a palavra-chave seja apenas uma palavra, já que a mesma pode variar para um termo de 2 ou mais palavras.
Caso ainda tenha dúvida, há uma dica para simplificar um pouco isso; pense como se fosse um a publicação em alguma rede social para usar hashtag; isso ajuda para termos noções de qual é ou são as melhores palavras-chave para sua página.
A importância do uso de palavras-chave
O uso de palavras-chave em questão de uma página de negócios, por exemplo, é a diferença entre não ficar entre nas primeiras páginas e nem se quer ser notado pelos usuários, e ser encontrado logo de cara atendendo todas as expectativas do usuário em sua busca, gerando curtidas e compartilhamento, ou seja, expandindo mais ainda sua marca, sendo uma ferramenta maravilhosa para o marketing de conteúdo.
Ao elaborar o plano de investimento, um dos objetivos principais da empresa é aumentar os clientes, logo suas vendas. Entretanto, ao se deparar com o mundo da internet, é notável que haja uma grande competição na área onde o seu negócio atua.
Porém, por mais que seja um alto índice de concorrência, com os mecanismos de busca as fronteiras se estreitam e milhões de possibilidades surgem.
Deixando claro que não importa quantas palavras-chave você eleger e espalhar pela postagem, e sim que elas devem ser colocadas de modo estratégico para que sua postagem venha se destacar na primeira página quando a palavra-chave for colocada na barra de busca pelo usuário.
Mas não se limite a achar que o uso da palavra-chave é apenas para que o seu público o ache na internet. Não é só o seu público que será capaz de encontrar sua página, mas diferentes outros grupos com outras perguntas que podem acabar a vir parar na sua página.
A cada palavra-chave ao ser escolhida, você deve considerá-la como uma pergunta que necessita de esclarecimentos objetivos, sem devaneios.
O foco da página da empresa deve se manter em oferecer as respostas às questões dos públicos que acabam caindo no site.
Seguindo essa linha, você consegue atender o seu público e eficiência respondendo as questões de busca, podendo tornar um simples visitante a um futuro cliente.
Outra importância na hora de escolher a palavra-chave é a de pesquisar o mercado, ou seja, analisar os concorrentes para fazer a melhor definição das palavras-chave. Se você sabe que aquela palavra-chave todos os seus concorrentes usam, use um sinônimo para que tenha chance de ficar logo na primeira página do site de busca e estreite esses laços com os visitantes e clientes.
Estar na primeira página aumenta muito mais a sua chance de ser acessado, pois menos da metade das pessoas ao pesquisar em um site de busca chegam até a página três, porque é de costume que logo na primeira página do site que as suas dúvidas sejam sanadas. E com estratégia e bom uso da palavra-chave, o seu site ficando logo na primeira página de busca, seu site fica mais viabilizado e seus acessos crescem conforme o novo tráfego causado pela palavra-chave.
Para ter certeza de que as palavras-chave estão funcionando em seu texto, analise as visitas em seu site e o retorno, caso não sinta diferença, ou se caso você perceber que as visitas não condizem com o seu site, tente repensar nas suas palavras-chave, mas caso tenha crescido e se pessoas tem se tornado clientes em seu site, tenha certeza que a palavra-chave está tendo um bom uso.