Como indexar meus artigos nos buscadores

Essa prática é consolidade e necesária para quem quer se destacar na web. Saiba como indexar artigos nos buscadores para uma melhor performance.

Essa prática já existe há algum tempo, mas ultimamente vem ganhando reconhecimento geral entre todos aqueles que querem obter sucesso na internet. Para deixar o contexto mais simples, a intenção de indexar seus artigos nos buscadores é basicamente a necessidade de fazer com que eles reconheçam o que você está produzindo, através de um mecanismo específico, para que as páginas com os seus artigos não fiquem invisíveis.

Como tudo isso funciona

O Google e todos os outros buscadores, como podemos imaginar, deve rastrear incontáveis páginas e materiais de todo o mundo, de acordo com as atualizações deles, da atividade e do quão novos eles são, tudo através dos Googlebots, que atuam com algoritmos que rastream e fazem um ranqueamento dos conteúdos que identificam. Para que o seu site passe a ser reconhecido, falando de uma forma um pouco mais técnica agora, deve fazer a ativação do sitemapxml, como podemos perceber, o mapa do site. Tudo para fazer contato com os bots.

Outra necessidade, se você quer agilidade, é a de contar com a ferramenta Google Webmaster,  que facilita no processo para que o seu portal seja indexado.

Um pouco detalhado…

Quando fazemos essa apresentação da nossa URL aos bots da Google e os similares dos outros buscadores, estamos no caminho para fazer com que o seu portal seja indexado de vez. O próximo passo, caso você realmente queira transformar ele em um sucesso, é criar um blog relacionado. Não é exagero, muito menos perda de tempo. É dessa forma que damos fluidez ao material, já que um blog chama muito mais atenção (e cliques) através dos posts rotineiros.

Nosso próximo passo é elaborar uma lista com as URLs das páginas que temos, mais uma vez facilitando a vida dos buscadores que identificarão a sua página. Como chamamos essa nossa lista? Sitemap. É exatamente disso que estávamos falando. Para entender o que ocorre em todos os buscadores, podemos continuar com o auxílio do Google. O Search Console é o nosso caminho para diagnosticar erros em nossas etapas, com relatórios que apontam quais seriam as mudanças que devemos realizar.

Quer mais uma? O Google Analytics é a ferramenta que analisa todos os números relacionados aos nossos sites (no caso de um portal e de um blog). Todos esses dados facilitam na resolução de problemas e também atuam como um aviso ao próprio Google. A partir do momento que você utiliza as ferramentas dele para aprioramento do seu material, é mais um indício de que você deve ser notado entre todas as opções que eles tem para puxar.

A última etapa mais técnica de entre todas elas é a da utilização de robots.txt. Muitos dos links que utilizamos em nosso site, quando fazemos o sitemap, são relacionadas no mesmo pacote. Se você incluir o robots.txt, ele entenderá que essas não devem ser indexados, sendo essencial para retirar páginas que não são necessariamente feitas para serem divulgadas a todos.

Divulgação e conteúdo

Nossos próximos passos para indexar seus artigos e página nos buscadores é fazer bom uso das técnicas de Search Engine Optimization, com a utilização de palavras-chave nos conteúdos e imagens em geral, além de técnicas para fazer com que o mecanismo  dos buscadores achem o seu material. Mão na massa para divulgar o que é veiculado em seu blog nas redes sociais, sempre produzindo conteúdos de qualidade, para que o interesse dos visitantes vá aumentando rapidamente, assim como o dos sites de busca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.